sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Moradora Ilustre




A GCM esta com uma moradora ilustre, um filhote de jiboia que foi encontrada pelo pessoal do Bombeiro Civil e está hospedada no SISPOL até voltara ao seu abitar natural.  

Jibóia saiba o básico sobre esse ilustre membro da família Boidae!
Talvez a mais conhecida entre os criadores brasileiros, a jibóia é uma das melhores serpentes pra se manter em cativeiro, tanto que faz muito sucesso não só aqui no Brasil, mas também no exterior, onde o a criação de serpentes não é só permitida, como também é uma atividade que cresce a cada dia.
Não é de hoje que as representantes da família Boidae - que também comporta a píton, a sucuri, a periquitambóia, etc. - são os adorados bichinhos de estimação dos admiradores dos répteis.

O porquê de tanto sucesso se deve a vários fatores, tais como docilidade, imponência, beleza, e acima de tudo, a facilidade de mantê-la de forma adequada em cativeiro.

No Brasil encontramos duas subespécies de jibóias, a Boa constrictor constrictor e a Boa constrictor amarali. Por não ser uma matéria científica, poderemos tratar as subespécies respectivamente por "Bcc" e "Bca".

A subespécie Boa constrictor constrictor é encontrada predominantemente na Mata Atlântica, restingas, mangues, no cerrado, na caatinga e na Floresta Amazônica, mas sua distribuição não se limita apenas ao Brasil, atingindo também Trinidad e Tobago, Venezuela, Guianas e Suriname. Considerada por muitos a jibóia mais bonita, são caracterizadas em especial pela coloração da cauda, que pode variar do vermelho-alaranjado ao vermelho vivo. É a maior representante das jibóias, indivíduos adultos podem chegar a 3,5 metros e mais de 30Kg, mas raramente passam disso.
As Bcc’s devem ser mantidas em terrários com umidade em torno de 80% e temperatura variando de 30ºC (dia) e 25ºC (noite), a fonte de calor deve ficar em uma das extremidades do terrário, de modo que o mesmo tenha um gradiente de temperatura por sua extensão, que permita ao animal optar por mais calor ou mais frio, podendo assim se termo regular.
Texto de: Isaac Roque




Nenhum comentário:

Postar um comentário